Presidente dos EUA assina ordem executiva para revisar proteção legal das redes sociais

Publicado em 29.05.2020 às 13:56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que visa revisar a proteção legal dada às companhias de redes sociais.

Sob o título “Ordem Executiva para Evitar a Censura Online”, a ordem foi emitida na quinta-feira. O decreto afirma que as plataformas online estão engajadas em uma censura seletiva. Pede, também, uma revisão do âmbito de uma lei federal que protege as companhias de redes sociais de serem responsabilizadas pelos conteúdos postados por seus usuários.

Antes da assinatura, Trump reclamou que um punhado de redes sociais poderosas monopoliza o controle de uma vasta porção de todas as comunicações públicas e privadas nos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos tem repetidamente argumentado que muitas redes sociais são politicamente tendenciosas. Ele reagiu veementemente quando o Twitter emitiu, na terça-feira, um alerta de verificação dos fatos nas suas postagens referentes à votação pelo correio na eleição presidencial que será realizada em novembro.(NHK, emissora pública do Japão)