Depois de desinfecção Alego volta com atividades presenciais e sessões remotas

Publicado em 29.05.2020 às 15:49

A Assembleia Legislativa voltará a realizar sessões ordinárias remotas na próxima terça-feira, 2, no horário regimental. Já o retorno do trabalho presencial acontecerá na segunda-feira, 1°, no período de 8 às 13 horas, segundo informação de Luiz Carlos Moraes, secretário geral da presidência. No decorrer desta semana, os trabalhos foram suspensos para desinfecção do ambiente, mobiliário e equipamentos da Casa. No início da semana, ocorreram duas situações sob suspeita de coronavírus (covid-19), uma com a possível contaminação de uma servidora do gabinete do deputado Cláudio Meirelles (PTC), e outra por conta de suspeita de contaminação de quatro familiares do parlamentar Rafael Gouveia (Progressistas). 

A desinfecção é necessária, porque, mesmo com as sessões remotas, equipes precisam estar presencialmente para dar suporte ao acontecimento das mesmas, como profissionais de Tecnologia da Informação, Diretoria Parlamentar, Assistência ao Plenário, Taquigrafia, Audiofonia, TV Alego e imprensa da Casa, além da seção de Protocolo. 

Marco Antônio Ferreira, diretor administrativo da Casa, explica que o trabalho de desinfecção realizado nas instalações e mobiliário da Alego, executado por empresa especializada, com produto específico, tem sido minucioso. A limpeza atinge maçanetas, portas, paredes e piso, além de mesas, cadeiras e outros itens. Além do plenário, gabinetes e ala da Mesa Diretora, toda a parte administrativa recebeu o produto de limpeza. Nessa sexta-feira, 29, a sede da Escola do Legislativo também recebe o tratamento. 

“O produto precisa de um tempo para agir no ambiente, e em seguida, ocorre a limpeza do local”, informa. 

Ferreira diz que, ao concluir a desinfecção na parte interna das dependências da sede do Legislativo goiano, será realizado o trabalho na área externa do prédio, como garagem e calçadas, o que deve acontecer na segunda-feira. 

Em abril, como preparação para retomada das atividades presenciais, no dia 22, a Casa já havia passado por uma sanitização. Servidores essenciais de gabinetes, departamentos e divisões haviam retornado às atividades, no período de 8 às 13 horas, após passarem por triagem realizada com protocolos sanitários, realizada pela equipe da diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, com aferição de temperatura dos servidores, aplicação de álcool nas mãos e calçados, além da restrição de visitantes à área interna da Casa. 

Testes rápidos

A fim de monitorar as condições de saúde dos servidores da Alego, em relação à propagação e contágio pela covid-19,  a diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho conseguiu junto à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, 1.500 testes rápidos que poderão ser aplicados em servidores que apresentarem qualquer sintoma da doença. “Seguiremos os critérios técnicos adotados pela Secretaria”, ressalta o médico e diretor de Saúde da Casa, Marcos Antonio Nogueira. “Será feita uma triagem para que os testes sejam aplicados nos casos necessários. Iremos sentar com a equipe para definir a melhor forma”, assinala o médico.