• Farmacêutica começa primeiro ensaio de terapia de anticorpos em humanos

    Publicado em 1.06.2020 às 14:10

    A empresa farmacêutica norte-americana Eli Lilly and Company anunciou o início do primeiro ensaio clínico em humanos de uma terapia de anticorpos para tratar o novo coronavírus. Se for bem-sucedida, essa terapia poderá ficar disponível já no próximo outono.

    Os primeiros pacientes a receber esta terapia encontram-se em hospitais e universidades de medicina de Los Angeles, Nova Iorque e Atlanta. Os resultados devem ser conhecidos no final do mês de junho.

    A terapia de anticorpos foi criada em parceria com a empresa canadiana de biotecnologia AbCellera e com o Centro de Investigação de Vacinas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas dos Estados Unidos (NIAID).

    Cientistas da AbCellera e do NIAID utilizaram uma amostra de sangue de um dos primeiros pacientes norte-americanos a recuperar da Covid-19 e analisaram milhões de células até encontrarem centenas de anticorpos. Depois, escolheram os anticorpos que acharam que melhor neutralizariam o vírus para os utilizarem na terapia.(RTP, emissora pública de Portugal)