Conselhos Temáticos da Fieg seguem discussões no ambiente on-line
Conectada aos desafios impostos ao setor produtivo pela atual pandemia, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) tem realizado encontros semanais de conselhos temáticos e câmaras setoriais para debater políticas e construir soluções capazes de amenizar o impacto econômico que as medidas de prevenção ao coronavírus têm imposto à sociedade. Nesta semana, comemorativa ao Dia da Indústria, pautas relativas à inovação, ao comércio exterior e ao incentivo aos micro e pequenos negócios foram discutidas pela área técnica da Federação.
Na terça-feira (27/05), o Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg reuniu seus conselheiros para realização de assembleia do Fórum Aliança pela Inovação em Goiás e apresentação prévia do resultado da pesquisa de mercado, aplicada junto aos empresários, para avaliação da transformação digital nos negócios. O encontro, liderado pelo presidente do CDTI, Heribaldo Egídio, contou com participação de representantes de 30 instituições que fomentam tecnologia e inovação no Estado. “Nossas reuniões têm apresentado alta produtividade, sempre com a contribuição dos vários ‘players’ que pensam a inovação em Goiás”, avaliou Egídio.
Já o impacto jurídico de uma possível saída do Brasil do Mercosul foi pauta de reunião do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg. O encontro virtual, realizado na quinta-feira (25/05) e liderado pelo empresário Emílio Bittar, apresentou estudo publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o tema, abordando a complexidade econômica, jurídica e tributária e as consequências que a flexibilização do acordo podem acarretar ao setor empresarial. Na reunião, também foram debatidas as macrotendências para o mundo até 2030, com apresentação do economista Cláudio Henrique Oliveira.

Fechando a semana, o Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg reuniu empresários para discutir ações para incentivo do consumo de produtos fabricados em Goiás. A webconferência, realizada na sexta-feira (29/05), foi coordenada pelo empresário Jaime Canedo e teve participação de empresários, que apresentaram seus produtos e serviços.