Reabertas todas as mesquitas na Faixa de Gaza
Após 70 dias a rezar em casa, os fiéis da Faixa de Gaza voltaram hoje às mesquitas, que tinham sido encerradas no quadro da luta contra o novo coronavírus no enclave palestiniano.
Algumas das mesquitas já tinham reaberto há dez dias por ocasião do Aid el-Fitr, festa muçulmana que marca o fim do Ramadão, mas agora reabriram todos os templos muçulmanos.
Khader Mussa, 40 anos, ficou “cheio de alegria” por poder rezar novamente na sua mesquita, mas o habitante da cidade de Gaza continua cauteloso e só entrou no tempo “dois minutos antes do início da oração para evitar o contacto com os outros fiéis”.
O Ministério dos Assuntos Religiosos pediu aos crentes para continuarem a usar máscara de proteção e respeitarem o distanciamento social, indicando num comunicado que as mesquitas continuarão a ser desinfetadas para evitar a propagação do vírus.
A Faixa de Gaza registou oficialmente cerca de 60 casos de Covid-19 e uma morte, desde o anúncio do primeiro contágio a 22 de março, que levou ao encerramento das mesquitas, restaurantes e universidades.(RTP, emissora pública de Portugal)