Áustria abre todas as fronteiras exceto com Itália
A Áustria vai abrir na quinta-feira as suas fronteiras terrestres com exceção da que partilha com a Itália, três meses depois de as ter encerrado para conter a pandemia de coronavírus, disse hoje o Governo.
“A partir de amanhã (quinta-feira), os controlos tornam-se pontuais e já não serão automáticos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Alexandre Schallenberg, em conferência de imprensa realizada em Viena.
Segundo adiantou, as restrições nas fronteiras com a Itália serão, no entanto, mantidas, explicando a decisão que o número de infeções por Covid-19 ainda registadas naquele país.
A abertura das fronteiras da Áustria acontece mais cedo do que tinha sido planeado, já que o Governo tinha anunciado que iria restaurar a total liberdade de movimentos com os seus vizinhos do leste e do norte a partir de 15 de junho.
As restrições mantidas à circulação com Itália contrastam com o anúncio do Governo italiano, que decidiu abrir, a partir de hoje, as fronteiras com o resto da União Europeia.(RTP, emissora pública de Portugal)