Retorno das atividades parlamentares esquenta as articulações políticas para as eleições municipais

Publicado em 7.02.2020 às 20:23

O retorno das atividades parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deverá ser marcado também pelo início das articulações político-partidárias à pré-candidatura de deputados que pretendem disputar as eleições municipais em outubro. As atividades legislativas serão retomadas no próximo dia 17, quando os parlamentares darão início aos trabalhos com a realização da primeira sessão solene de instalação do ano legislativo de 2020. Este é mais um ano eleitoral, e o grande desafio do cenário político é evitar que as eleições municipais sejam protagonistas do Parlamento durante as discussões plenárias.

A pouco mais de oito meses da disputa, às cadeiras dos executivos municipais, pelo menos 21 dos 41 parlamentares trabalham para fortalecer a musculatura eleitoral e emplacar seus projetos partidários. A praça mais disputada certamente é Goiânia. Nos bastidores, ventila-se o interesse de oito integrantes do Legislativo goiano na sucessão de Iris Rezende (MDB) à prefeitura de Goiânia. Podem ser pré-candidatos: Bruno Peixoto e Humberto Aidar pelo (MDB), Thalles Barreto (PSDB), Adriana Accorsi (PT), Delegado Eduardo Prado (PV), Thiago Albernaz (Solidariedade), Major Araújo (PSL), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Alysson Lima (Republicanos); Em Anápolis, o cenário político tende a se definir entre os deputados Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton (Progressistas).

No entorno de Brasília, a cadeira mais almejada está em Luziânia, e ao que tudo indica a concorrência será acirrada para Wilde Cambão (PSD) e Diego Sorgatto (PSDB). O deputado Tião Caroço (PSDB) não abre mão do pleito em Formosa, ao contrário de Álvaro Guimarães (DEM), que mesmo sendo apontado como postulante preferido pelos itumbiarenses e liderando pesquisas eleitorais, não confirma seu nome como pré-candidato.

A população de Inhumas terá a opção de votar em Humberto Teófilo (PSL); já o deputado Júlio Pina (PRTB) aproveitará o legado como ex-secretário de Saúde para entrar no páreo em Senador Canedo. Em Trindade, a disputa deverá ser acirrada entre o ex-prefeito George Morais e o deputado democrata Dr. Antônio. O deputado Cairo Salim (PROS) pretende enfrentar a máquina pública em Aparecida de Goiânia, o segundo maior colégio eleitoral de Goiás. Os tucanos Lêda Borges e Gustavo Sebba, também deverão disputar votos nas urnas em Valparaíso e Catalão, respectivamente.

O mais novo integrante do Republicanos, deputado Alysson Lima, diz que o retorno das atividades parlamentares na Alego será de continuidade ao seu projeto legislativo de aproximação com a sociedade e com a realidade das pessoas. Em relação ao projeto de lançar seu nome como pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Alysson diz que pretende manter a rotina parlamentar nas sessões plenárias da Assembleia, e conciliar a agenda no segundo semestre. “A população espera que o parlamentar seja combativo e atuante independente de projetos eleitorais, então meu principal compromisso é com as pessoas que me elegeram como deputado estadual. Não posso abandonar essas pessoas. A prioridade é concluir o mandato com o mesmo vigor dos anos anteriores. A ideia é ser deputado durante o dia e candidato à noite e nos dias que não há sessão. E na última das hipóteses, não descarto a possibilidade de pedir licença durante o processo eleitoral”, sustentou.

O líder do DEM na Casa, deputado Álvaro Guimarães, destacou aumentar harmonia e o entendimento entre Executivo e Legislativo como prioridade para 2020. Ele ressaltou ainda que a relação respeitosa entre os poderes é fundamental no exercício prático das atribuições públicas e deveres sociais e éticos, principalmente em ano eleitoral, quando todos os interesses se voltam ao próprio umbigo. “Estamos aqui para cumprir o nosso papel e os problemas do Estado não podem ficar reféns da temática eleitoral. Candidatos ou não, a obrigação do deputado é legislar, e legislar com excelência. São só três dias de atividades na Assembleia durante a semana, o deputado que for candidato a prefeito, terá outros quatro dias livres para fazer sua campanha. Uma coisa não pode atrapalhar a outra”, ressaltou.

Para a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), 2020 será um ano de muito trabalho e grandes desafios, não só por ser um ano político, mas pela necessidade de discutir temas ligados à educação, saúde, segurança pública, economia e aos direitos dos servidores públicos do estado. Além disso, a sociedade me elegeu para acompanhar, votar e buscar soluções políticas para o bem de todos”.

A deputada que enfrentará a disputa para prefeitura de Goiânia, sabe diferenciar as ações e separar a missão da batalha. “Vou continuar cumprindo a missão que me foi confiada, que é legislar em defesa da mulher, do trabalhador do pobre e do negro. Nas outras eleições em que participei, sempre fui assídua nas reuniões ordinárias e sessões plenárias da Alego, porque fui eleita para defender os direitos e a vida dos cidadãos goianos”.

Já o deputado Coronel Adailton (Progressistas) conta com a experiência adquirida no primeiro ano de mandato para dar continuidade ao trabalho na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). “A expectativa é realizar um trabalho melhor que em 2019, trazendo na bagagem a experiência obtida no primeiro ano de mandato. O objetivo é ser ainda mais atuante e presente nas sessões plenárias e atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, especialmente nas reuniões das comissões de Turismo, Educação e Segurança Pública, as quais sou membro”, pondera. Em relação às eleições municipais, o parlamentar confirma seu nome como pré-candidato à prefeitura de Anápolis e garante que a campanha eleitoral não afetará seu desempenho na Alego. “O grande desafio será cumprir com dedicação e eficiência as funções públicas no Parlamento, e ao mesmo tempo disputar as eleições municipais à prefeitura de Anápolis. Este será um ano de jornada dupla em busca de uma gestão séria e efetiva no Parlamento e nas urnas”, concluiu.

De acordo com as articulações partidárias e alianças políticas do deputado Gustavo Sebba (PSDB), todos os caminhos o levam à disputa da prefeitura de Catalão. O pré-candidato diz que o segredo para uma jornada dupla bem sucedida é o planejamento, a mobilização de apoiadores e, acima de tudo, respeito ao mandato no Parlamento goiano. “Estamos aproveitando o recesso parlamentar para construir e unificar ideias em busca da consolidação da candidatura. As articulações estão fluindo positivamente e uma das principais preocupações é conciliar as atividades parlamentares com a campanha”, afirmou. De acordo com deputado, as ações neste momento, são de articulação em busca de aliados, especialmente de pré-candidatos a vereador para fortalecimento da chapa nas convênções partidárias. “Definida a candidatura em convenção, terei respeito ao cargo para o qual fui eleito na Alego e cumprirei minhas obrigações como deputado, com planejamento de agenda e plano de logística para não prejudicar o quórum nas sessões plenárias e reuniões ordinárias”, completou Gustavo.