Campanha de Vacinação Contra Influenza irá até 30 de junho e foca no grupo de crianças entre 6 meses a 6 anos
A Prefeitura de Aparecida informa que devido a uma determinação do Ministério da Saúde está prorrogando novamente o final da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Inicialmente marcada pra o dia 16 de maio prorrogada para 06 de junho, a data final para as pessoas dos grupos prioritários se imunizarem irá até o dia 30 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que a decisão do Governo Federal foi tomada em razão do não cumprimento em da meta de vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários em quase todos os estados e municípios. Em Aparecida o número da cobertura vacinal entre a totalidade de pessoas dos grupos prioritários é de 71%. O grupo que mais preocupa é o das crianças de 6 meses a até 6 anos, que obteve apenas 21% da cobertura vacinal. “É de extrema importância que os pais façam um esforço para poderem dar a segurança da imunização contra influenza às suas crianças. Os postos estão organizados em área externa e praticamente sem filas, obedecendo as normas de não aglomeração – pontua a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Inicialmente dividida em três etapas, a campanha precisou já na segunda etapa incluir todos os grupos de risco devido à dificuldade em alcançar a meta de 90% da cobertura vacinal. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) demonstram que em todo o país até o momento foram vacinadas apenas cerca de 50 milhões de pessoas, 61,83% do total de 77 milhões de pessoas. Mesmo com todo esforço para a conscientização das pessoas sobre a importância da imunização, apenas 20% dos municípios brasileiros a meta de 90% de cobertura vacinal foi atingida. Segundo Renata, no grupo das pessoas entre 55 e 59 anos de idade a cobertura foi até agora de 82%. No de idosos, 108%. O grupo de gestantes obteve 103% de cobertura e o de trabalhadores da Saúde 119%. Já no de puérperas, 104% recebeu a cobertura. Nos demais grupos o controle é feito pelo número de dosagens ofertadas. O de pessoas com comorbidades obteve um total de 17.510 doses. O grupo dos professores 3.490 doses, número considerado baixo. Os de profissionais das forças de segurança e salvamento 2404 doses. O de caminhoneiros 2214. Motoristas e cobradores de transporte coletivo. 1354. Aos portuários foram oferecidas 25 doses.
Na decisão enviada por ofício aos estados e municípios a Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde explica que a vacinação contra influenza contribui para a redução das complicações, das internações e também da mortalidade decorrente da infecção por influenza nos grupos-alvo, em especial frente à pandemia de coronavírus. Para Renata, a prorrogação do prazo é mais uma oportunidade para que as demais pessoas dos grupos prioritários além das crianças possam também receber a vacina nos 34 postos de vacinação de Aparecida. O documento orienta que a ação deve focar nos grupos prioritários, como pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Postos fixos de Vacinação – (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)
Praça Matriz – Centro
Rua Dom Pedro II – em frente ao Cais Nova Era
UBS Colina Azul – Garagem da unidade
UBS Andrade Reis CMEI Manoel Simão Neto – Av. Girassois Quadra 12, Setor Andrade Reis
UBS Campos Eliseos – Garagem da Unidade
UBS Jardim Riviera – Garagem da Unidade
UBS Jardim Florença – Garagem da Unidade
UBS Tiradentes – Garagem da Unidade
Academia de Saúde Veiga Jardim
UBS Delfiore – Garagem da Unidade
UBS Bandeirantes – Garagem da Unidade
UBS Cândido de Queiroz – Garagem da Unidade
UBS Caraíbas – Garagem da Unidade
UBS Garavelo Park – Garagem da Unidade
UBS Mansões Paraíso – Garagem da Unidade
UBS Cruzeiro do Sul – Garagem da Unidade
UBS Jardim dos Ipês – Garagem da Unidade
UBS Buriti Sereno – Garagem da Unidade
UBS Pontal Sul II – Garagem da Unidade
UBS Parque Trindade – Garagem da Unidade
UBS São Pedro – Garagem da Unidade
UBS Santa Luzia -Garagem da Unidade
UBS Retiro do Bosque – Garagem da Unidade
UBS Bela Vista – Garagem da Unidade
UBS Rosa dos Ventos – Garagem da Unidade
UBS Bairro Hilda – Garagem da unidade
UBS Alto Paraíso – Garagem da unidade
Centro de Saúde Papillon Park – Garagem da unidade
Escola Municipal Jardim Olímpico II – Rua X 24, esq/25, Qd 12, lts 01/08, Setor Tocantins
Escola Municipal Prof° Mônica Tomaz da Silva -Rua 49, Qd.94, Lt.01-05, Bairro Independência
Escola Municipal Nova Olinda – Avenida Imperial, Qd. 21 Lt. 01, Jardim Nova Olinda
EMEI Profª Wilsonina de Fátima – Rua Manoel Luiz Ramos c/ 55, Bairro Independência Mansões
Escola Municipal Benedito Rodrigues Siqueira – Av. das Palmeiras, Qd. 32, Nº 17, Jardim dos Buritis
Igreja Católica da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Rua MG 17 Qd.30 Lt.30, Madre Germana I