Supercomputador Fugaku mostra propagação de gotículas
Um supercomputador japonês está ajudando pesquisadores na luta contra a Covid-19, provendo um profundo conhecimento sobre como as gotículas infectadas com vírus se propagam.
Simulações utilizando o supercomputador de próxima geração, Fugaku, mostraram que as partições colocadas entre escrivaninhas ou mesas devem ter uma altura superior à das cabeças das pessoas sentadas de forma a evitar a propagação de gotículas.
Um grupo de cientistas do instituto de pesquisa RIKEN divulgou vídeos das simulações na quarta-feira.
Um vídeo mostra pessoas sentadas opostamente uma da outra em uma escrivaninha ou mesa em um ambiente fechado. Quando a altura da partição cobre somente suas bocas, e uma pessoa sem máscara tosse, gotículas de sua saliva se espalham além da mesa. Porém, quando a altura da partição é superior à de suas cabeças, as gotículas são, na sua maioria, bloqueadas.
Uma outra simulação mostra o fluxo do ar em um trem correndo a 80 km por hora com as janelas abertas. Nesse caso, mostra-se que, quando o trem está cheio a um nível da hora do pico, os passageiros não podem obter ventilação adequada.
O grupo de pesquisa está planejando delinear propostas específicas para ajudar a evitar infecções e divulgá-las já no mês de julho.(NHK, emissora pública do Japão)