OMS recomenda uso de máscaras de tecido quando é difícil manter distanciamento
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje o uso de máscaras comunitárias para a covid-19, feitas com três camadas de tecido, quando é difícil manter o distanciamento físico, como nos transportes públicos.
As novas recomendações sobre o uso e tipo de máscaras foram divulgadas em videoconferência de imprensa a partir da sede da OMS, em Genebra, na Suíça, e tiveram por base a “revisão das provas” científicas e a “consulta de especialistas”, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
De acordo com a OMS, as máscaras de tecido, para uso generalizado pela população, devem ter três camadas de materiais para funcionarem como “uma barreira”, para impedirem que gotículas contaminadas infetem as pessoas.
O tecido exterior da máscara deve ser “tipo poliéster” e o interior um “material filtrante”, não especificado. A camada intermédia de tecido deve ser um “material absorvente”, que também não foi precisado.
A OMS aconselha o uso de máscaras de tecido quando há “transmissão disseminada” da infeção e quando é difícil manter o distanciamento físico, como os “ambientes fechados”, dando como exemplo os transportes públicos.(RTP, emissora pública de Portugal)