Manifestações por George Floyd continuam nos EUA
Nos Estados Unidos, manifestações em todo o país entraram no 11º dia na sexta-feira, após a morte de um homem negro, George Floyd, em Minneapolis, durante a abordagem por um policial branco.
Na capital Washington, trabalhadores pintaram a frase “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) em letras enormes em uma rua perto da Casa Branca, onde manifestantes têm se reunido diariamente. A prefeita, do Partido Democrata, Muriel Bowser, disse a repórteres que as letras mostravam parte dos valores da cidade.
Atos de vandalismo e saques estão praticamente controlados. Contudo, continuam os temores sobre a violência praticada pela polícia, após um idoso, que participava de um protesto, sofrer um grave ferimento na cabeça ao cair depois de ser empurrado por um policial. O incidente aconteceu na quinta-feira, em Buffalo, estado de Nova York.
Na Casa Branca, o presidente Donald Trump, foi criticado em uma entrevista coletiva quando mencionou o nome de Floyd enquanto se orgulhava dos dados sobre emprego, que foram além das expectativas. Trump afirmou, “Espero que George esteja olhando para baixo e dizendo que isso é algo grandioso que está acontecendo no nosso país. Um grande dia para ele.”(NHK, emissora pública do Japão)