• Washington acusa Pequim de utilizar protestos nos EUA como propaganda

    Publicado em 7.06.2020 às 09:00

    O secretário de Estado americano acusou o Partido Comunista Chinês de explorar os protestos contra a morte de George Floyd nos Estados Unidos para justificar abusos autoritários contra a dignidade humana na China.

    Em uma declaração emitida no sábado, Mike Pompeo afirmou que, na China, manifestações pacíficas com pessoas que apenas buscam se expressar, como as de Hong Kong e a da Praça da Paz Celestial, são contidas por militares armados. Acrescentou que repórteres que divulgam tais abusos são sentenciados a longas prisões.

    O secretário afirmou ainda que a propaganda do Partido Comunista Chinês que tenta misturar os acontecimentos nos Estados Unidos com a contínua negação de direitos humanos básicos e da liberdade na China devem ser desmascarados como uma fraude.

    Um porta-voz da chancelaria chinesa acusou o governo em Washington de apoiar protestos em Hong Kong enquanto ameaça utilizar forças militares para reprimir manifestações em casa.

    A imprensa estatal chinesa tem dado grande cobertura aos protestos nos Estados Unidos e acusado o governo americano de usar dois pesos e duas medidas.(NHK, emissora pública do Japão)