Talles Barreto propõe auxílio emergencial a profissionais do esporte e da cultura
O deputado Talles Barreto (PSDB) propõe a implantação em Goiás do Programa de Auxílio Emergencial para os Profissionais da Cultura, da Arte, e do Esporte, a vigorar durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. Para tanto apresentou a esta casa o projeto protocolado como processo n° 2638/20.
O projeto visa proteger os profissionais ligados a cultura e arte, e ao esporte, sejam músicos, dançarinos, atores, artistas plásticos, cineastas, autores, e demais atividades profissionais elencadas na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) vinculados a cultura e arte. Também estão incluídos atletas, preparadores físicos, técnicos, auxiliares, árbitros ou demais profissionais atuantes nos segmentos esportivos.
Talles afirma, em suas justificativas, que esses profissionais tiveram sua renda diretamente afetada em virtude dos efeitos da crise gerada pela pandemia do covid-19. Segundo ele, a necessidade de isolamento social nos moldes delimitados ocasionou a paralisação de inúmeros serviços, afetando de forma crucial esses profissionais ligados a cultura e arte, e esportes, diante do fechamento de vários estabelecimentos que atendem ao público, e paralização de eventos públicos.
“Assim, esta proposição se justifica por tratar-se de iniciativa que assegura proteção e garantias mínimas às atividades culturais, artísticas e esportivas, garantindo a sobrevivência desses profissionais que, em seu cotidiano, levam à sociedade conteúdo, produção e informação importantes, cuja produção está ligada diretamente à demanda pessoal ou coletiva, bem como a realização de atividades com grupos ou público reunidos”, ressalta o deputado.
O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça para ser analisado pelos deputados.