Trump regressa aos comícios em feriado importante para afro-americanos
O Presidente dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira à noite o regresso dos comícios eleitorais, suspensos devido à pandemia da Covid-19, em quatro Estados. A campanha vai recomeçar em Tulsa, no Oklahoma, no dia em que se comemora o fim da escravidão.As campanhas eleitoriais para as presidenciais norte-americanas foram suspensas devido à pandemia, mas Donald Trump quer retomar os comícios para a recandidatura já este mês de junho nos Estados da Flórida, Arizona, Carolina do Norte e Oklahoma.
“Vamos recomeçar os comícios e provavelmente o primeiro irá ocorrer em Tulsa, no Oklahoma“, anunciou Donald Trump, durante uma reunião com apoiantes afro-americanos que decorreu na quarta-feira.
A cidade de Tulsa, escolhida para o reinício das campanhas eleitorais do Presidente norte-americano, assistiu a um dos piores massacres de afro-americanos na história dos EUA, já em 1921 – conhecido pelo “Massacre de Tulsa”.
A primeira campanha está marcada, então, para o dia 19 de junho, dia conhecido por “Juneteenth” – feriado em alguns Estados norte-americanos e data importante em todo o país por se comemorar a Proclamação da Emancipação da Escravatura no Texas, em 1865, e em todos os Estados confederados do sul dos Estados Unidos.
Juneteenth é uma comemoração anual importante para os afro-americanos, mas a escolha da data para o recomeço dos comícios de Trump não foi bem vista por todos. Kamau Marshall, porta-voz da campanha presidencial de Joe Biden, condenou a escolha de Trump.
Após três meses com as atividades eleitoriais suspensas, Donald Trump anseia retomar as campanhas para a sua recandidatura nas eleições marcadas para 3 de novembro, numa altura em que é duramente criticado pela atuação face à pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, aos protestos contra a brutalidade das forças policiais e o racismo, que eclodiram com a morte de George Floyd no final de maio.
Os responsáveis pela campanha eleitoral de Donald Trump ainda não forneceram qualquer informação sobre as regras sanitárias que terão de ser impostas na organização destes comícios, nos quais se conta com uma grande aglomeração de pessoas, de forma a evitar a propagação do vírus.
Em três dos quatro estados em que irão ocorrer os comícios eleitorais – Arizona, Florida e Carolina do Norte – o número de casos de infeções pelo novo coronavírus continua a aumentar, o que preocupa as autoridades de saúde, visto que os comícios de Trump costumam reunir milhares de apoiantes.
Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados em todo o mundo. Mas segundo a imprensa internacional, Trump não receia a ameaça da Covid-19 e considera que a retoma das campanhas, com grandes multidões de apoiantes republicanos, será fundamental para enfrentar a oposição.
“Haverá um [comício] enorme na Florida, todos eles serão enormes“, decalrou o Presidente norte-americano.
Donald Trump disse ainda estar a planear mais eventos nos Estados da Florida, Texas e Arizona.
RTP, emissora pública de Portugal