Levantamento mostra que Covid-19 pode deixar sequelas nas pessoas que foram submetidas a tratamento

Publicado em 12.06.2020 às 11:14

Um levantamento feito pela NHK mostra que a Covid-19 pode deixar problemas persistentes em alguns pacientes, após terem resultado negativo para o vírus e deixarem o hospital.

Médicos que estão tratando pacientes com coronavírus afirmam que vários problemas poderiam persistir após os pacientes receberem alta de hospitais. Eles citam também que esperam que seja criada uma rede de apoio mais ampla para essas pessoas.

Recentemente, a NHK realizou um levantamento com a participação de hospitais, designados como instituições médicas para doenças infecciosas, e hospitais de universidade em Tóquio sobre as condições das pessoas após o tratamento da Covid-19. De um total de 46 instituições, 18 responderam à pesquisa.

Cerca de 1.370 pessoas tiveram alta ou foram transferidas desses 18 hospitais para outras instituições médicas até o final de maio, após o aprimoramento de quadro clínico. Foram registradas, ao menos, 98 pessoas com problemas que tornavam difíceis a vida no dia a dia. O número corresponde a aproximadamente 7 por cento do total.

Quarenta e sete pessoas tinham sofrido deterioração das funções respiratórias, devido a sequelas deixadas pela pneumonia causada pelo coronavírus, sendo que 6 delas precisam de um inalador de oxigênio em casa.

Quarenta e seis pessoas tinham perdido a força muscular ou estavam com mobilidade funcional mais fraca devido à internação por um período prolongado, enquanto 27 pessoas mostraram declínio cognitivo por conta da idade avançada.

Havia também casos de pessoas com problemas de olfato e disfunção executiva.

Muitas dessas pessoas com sequelas tinham sido submetidas a tratamentos com respiradores ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) para ajudar nas funções cardíacas e respiratórias.(NHK, emissora pública do Japão)