OMS encoraja amamentação em tempos de pandemia
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, encorajou as mulheres a amamentarem os filhos, já que os benefícios da amamentação superam eventuais riscos de transmissão de covid-19.
Falando numa conferência de imprensa virtual na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, o responsável salientou que a questão foi estudada detalhadamente na OMS e acrescentou que as crianças têm um baixo risco em relação à doença covid-19, mas estão muito expostas a outras doenças e infeções que são prevenidas pelo leite materno.
Tedros Adhanom Ghebreyesus disse ainda que mesmo em casos de mães com suspeitas de infeção ou com infeção pelo novo coronavírus, estas devem ser encorajadas a começar ou continuar o aleitamento e não devem ser separadas dos filhos.
Anshu Banerjee, diretor da OMS para a área da saúde maternoinfantil, disse também que até agora não foi ainda detetado o vírus ativo no leite materno nem foi estabelecida a transmissão da covid-19 de mãe para filho através do leite materno.(RTP, emissora pública de Portugal)