OMS preocupada com Brasil mas confiante no sistema de saúde
A Organização Mundial de Saúde expressou a sua preocupação com a capacidade do Brasil de gerir o surgimento de novos casos de covid-19, mas indicou que, até agora, o sistema de saúde está a conseguir responder à situação.
O diretor do programa de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan, disse que algumas das 27 unidades federativas do Brasil “exercem bastante pressão sobre o sistema de cuidados intensivos”, com alguns locais em “estágio crítico”.
Segundo a Universidade John Hopkins, o Brasil aproxima-se das 41 mil mortes e totaliza mais 802 mil casos confirmados de covid-19, sendo o segundo país do mundo com maior número de infectados, depois dos Estados Unidos.
“De uma forma geral, o sistema de saúde está sob pressão, mas ainda está a conseguir lidar com o número de casos graves. Mas, com a continuação da transmissão de casos severos, veremos”, advogou o diretor.(RTP, emissora pública de Portugal)