Japão irá lançar na próxima semana aplicativo que permite rastrear pessoas que entraram em contato com infectado
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão planeja lançar, já na próxima semana, um aplicativo para rastrear usuários que entraram em contato com pessoas diagnosticadas com o coronavírus.
O ministério revelou as informações sobre o aplicativo na sexta-feira. O software irá registrar dados de smartphone criptografados de pessoas que se aproximarem dentro de uma certa distância uma da outra. As pessoas que tiverem resultado positivo para o vírus devem registrar sua informação. Posteriormente, notificações serão enviadas para outros usuários que estavam a um raio de um metro daquela pessoa por pelo menos 15 minutos nas últimas duas semanas.
Se um usuário, que foi notificado, registrar febre ou outros sintomas no aplicativo será indicada uma clínica mais próxima para obter conselhos.
Autoridades do ministério afirmam que, para proteger a privacidade dos usuários, o aplicativo não irá registrar dados de localização dos smartphones. Elas afirmam também que os usuários não poderão obter informações sobre quando entraram em contato com um infectado, nem o nome de tal pessoa.(NHK, emissora pública do Japão)