Óbitos relacionados com a pandemia na Rússia em abril aumentam mais do dobro

Publicado em 13.06.2020 às 13:24

O total de óbitos relacionados com a pandemia de Covid-19 na Rússia, em abril, aumentou para 2.712, mais do dobro do número oficial anteriormente conhecido, divulgou hoje a agência estatal Rosstat.

O registo anterior apontava para 1.152 mortos na Rússia em abril, devido ao novo coronavírus, mas as autoridades explicaram que esta contagem tinha em consideração apenas os casos em que a Covid-19 era determinada como a principal causa de morte.

No final de maio, o Ministério da Saúde russo anunciou que iria rever os seus critérios de contabilização de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que sugerem a contabilização também de causas secundárias e casos suspeitos.

No novo relatório de abril, a Rosstat esclarece que a Covid-19 foi a principal causa de morte em 1.270 casos e que o vírus teve “influência significativa” noutros 435, enquanto em 390 o novo coronavírus é suspeito de ser a causa principal mas não foi identificado.

Além disso, 617 pacientes infetados com o coronavírus faleceram em abril sem que o vírus tivesse influência significativa na sua morte, de acordo com a agência.

A Rússia também registrou hoje 8.706 novos casos positivos de coronavírus, aumentando o total para 520.129, um número que vem a subir de forma consistente há mais de três semanas.(RTP, emissora pública de Portugal)