• Bailarinos goianos são contemplados com bolsas de estudo em instituições internacionais

    Publicado em 11.02.2020 às 18:59

    Realizado neste mês de fevereiro, em Montreux, na Suíça, o Festival Prix de Lausanne reuniu 77 bailarinos de todo o mundo. No total, foram selecionados seis brasileiros para concorrer ao prêmio, sendo três do Itego em Artes Basileu França, instituição ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi): Ana Luísa Negrão, de 15 anos; João Vítor Santana, de 17 anos e Vítor Augusto Vaz, de 15 anos. Estes últimos participaram de duas apresentações solo: uma de repertório e outra contemporânea. João Vitor Santana conquistou o 3º lugar e Vitor Augusto Vaz, ficou em 7º lugar.

    Os bailarinos foram contemplados com bolsas de estudo em renomadas instituições internacionais de dança. João Vítor terá a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos no English National Ballet, no Reino Unido; no Houston Ballet, nos Estados Unidos e no Royal Winnipeg Ballet, no Canadá.

    Vítor Vaz irá para o Ballet Academy-Munich, na Alemanha; John Cranko – The Stuttgart Ballet, na Alemanha; San Francisco, nos Estados Unidos; The Royal Ballet, no Reino Unido; Ballettschule Theater Basel, na Suíça; Canada’s National Ballet School, no Canadá e Dutch National Ballet, na Holanda.

    Já Ana Luísa, apesar de não ter disputado a final do concurso, ganhou bolsa nas seguintes instituições: English National Ballet, John Cranko School, Ballet-Academy Munich e Dutch National Ballet.  

    Basileu França

    O Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) em Artes Basileu França é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi). A instituição passou por uma crise, que resultou na paralisação em 2018. Ao assumir o governo, Ronaldo Caiado, solicitou atenção especial do titular da Sedi, Adriano da Rocha Lima, para que as atividades da Rede Itego se reestabelecessem e não houvesse prejuízos aos seus aluno.

    Após reuniões com as Organizações Sociais, que administram os Itegos, e com professores principalmente do Itego Basileu França, foi traçado um plano de ação e organização das contas, o que resultou na normalização das atividades.

    O Itego Basileu França possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.     

    Bailarinos

    João Vítor Santana iniciou seus estudos com 13 anos de idade, na Academia Roda Viva, em Barra Bonita-SP. Em 2018, ingressou no Itego em Artes Basileu França, em Goiânia-GO, e continuou sempre se destacando no ballet.

    Vítor Augusto Vaz começou a estudar ballet aos 9 anos de idade, na Escola Danielle Spósito, em Ribeirão Pires-SP. Passou pelo Ballet Jovem São Vicente e também desde 2018 está no Itego em Artes Basileu França.  ​