Paquistão prevê ultrapassar milhão de casos de contágio até agosto

Publicado em 14.06.2020 às 17:33

O ministro do Planejamento do Paquistão disse hoje que o número de casos de contágio pelo novo coronavírus poderá duplicar até final de junho, ultrapassando um milhão um mês depois.

As palavras do ministro do Planeamento, Asad Umar, são um alerta para os paquistaneses que o Governo acusa de estarem a ignorar as medidas de contenção impostas para travar a pandemia de Covid-19.

Até ao momento, o Paquistão registrou quase 140.000 casos de contaminação com o novo coronavírus e quase 2.700 mortes.

As autoridades intensificaram os testes, que continuam limitados, e os observadores dizem que os números reais da epidemia devem sempre muito superiores aos oficiais.

“Os especialistas estimam que o número de casos confirmados deve chegar a 300.000 até ao final de junho, se continuarmos a desrespeitar as regras básicas de comportamento e a enfrentar o problema de ânimo leve”, disse Umar, que faz parte do gabinete governamental de coordenação de resposta à pandemia.

“Estamos preocupados com a possibilidade de o número de casos confirmados ultrapassar 1,2 milhão até ao final do próximo mês”, acrescentou em Islamabad à imprensa.(RTP, emissora pública de Portugal)