Desconfinamento antecipado em França

Publicado em 14.06.2020 às 17:41

O Presidente Emmanuel Macron antecipou o desconfinamento de toda a França exceto em duas áreas, para esta segunda-feira, dia 15.
“Toda a França irá passar a ‘verde'” anunciou o Chefe de estado francês. De fora ficam os territórios ultramarinos da Guiana e Mayotte, onde ainda se registam casos de infeção. 
A partir de dia 22, as escolas, creches e colégios irão acolher todos os alunos, sublinhou Macron.
O Presidente francês prometeu ainda “tirar todas as lições do que vivemos” e apelou à independência francesa e europeia.

“Este teste revelou também as nossas falhas, fragilidades: a nossa dependência de outros continentes para adquirir certos produtos, os nossos encargos organizativos, as nossas desigualdades sociais e territoriais. Quero que tiremos todos as lições do que vivemos e, convosco, compreender o que conseguimos melhor e pior do que os nossos vizinhos. As nossas forças, reforça-las-e-mos. As nossas fraquezas, corrigiremos, com rapidez e firmeza”, disse Emmanuel Macrom.

O Presidente lançou também os pilares da sua governaça para os próximos dois anos de mandato e até para a próxima década.

“A economia mundial quase parou [durante a epidemia]. A nossa primeira prioridade é, desde logo, reconstruir uma economia forte, ecológica, soberana e solidária”, indicou.(RTP, emissora pública de Portugal)