Instituto sueco revela diminuição de ogivas nucleares no mundo, mas estima aumento na Coreia do Norte

Publicado em 15.06.2020 às 12:08

Um centro de pesquisa sueco afirma que o número de ogivas nucleares em posse da Coreia do Norte aumentou em 2019, apesar do total de outros países ter diminuído.

O Instituto Internacional de Estocolmo de Pesquisas para a Paz –SIPRI, na sigla em inglês – lançou, na segunda-feira, seu relatório anual sobre armas, desarmamento e segurança internacional.

O documento afirma que nove Estados que detêm poderio nuclear possuem quantidade estimada de 13.400 armas nucleares, com dados de janeiro de 2020. A estimativa é de 465 a menos que no ano anterior.

O relatório atribui o declínio da quantidade de ogivas nucleares, em geral, devido ao desmantelamento de armas nucleares antigas pela Rússia e pelos Estados Unidos. As duas nações possuem, juntas, mais de 90% das armas nucleares existentes no mundo.

O relatório afirma que a Coreia do Norte possui de 30 a 40 ogivas nucleares. A estimativa anterior era de 20 a 30. No ano passado, a Coreia do Norte conduziu uma série de testes envolvendo mísseis balísticos de curto alcance e de mísseis lançados por submarinos.(NHK, emissora pública do Japão)