GCM apreende 300 linhas cortantes em operação neste final de semana

Publicado em 15.06.2020 às 17:06

A Guarda Civil Municipal realizou neste fim de semana, 13 e 14 de junho operações contra aglomerações no Pipódromo do município e outros espaços e também o uso de linhas cortantes durante a brincadeira de empinar pipa. As ações ocorreram também na região do Setor Alto Paraíso e Jardim Dom Bosco. A operação faz parte da campanha “A Vida Por um Fio”, que é realizada anualmente no período de férias escolares, mas que neste ano, por conta da Pandemia, teve início em maio. Foram apreendidas 300 pipas com linhas cortantes.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, as duas ações tiveram como objetivo evitar a aglomeração de crianças, adolescentes e adultos durante a brincadeira no Pipódromo, pois vive-se uma Pandemia na Saúde. “As ações ocorreram de forma preventiva, onde os agentes orientaram as pessoas que chegavam ao local para que voltassem às suas residência, pois, a partir de agora e enquanto durar a pandemia, não poderá mais ter aglomeração no local”, destacou o secretário. 

Roberto Cândido explica que a operação do fim de semana foi bastante positiva, pois, além da orientação à população, os GCMs também conseguiram apreender objetos irregulares e impróprios, salvando vidas. “Tivemos ótimos resultados. Mesmo o Pipódromo sendo o local destinado para a soltura de pipas, aos fins de semana estava ocorrendo muita aglomeração, o que não é recomendado pelas autoridades de Saúde. Por isso agora ele não será liberado para a prática da brincadeira, pelo menos durante a pandemia”, comentou. 

Fiscalização – A Guarda Civil tem atuado na conscientização e apreensão de pipas com linhas cortantes como a chilena, com cerol e Indonésia. A operação cumpre o que determina legislação municipal, que proíbe o uso e comercialização de linhas cortantes e materiais que colocam em risco a vida das pessoas. A população pode ajudar a Guarda Civil a fazer o seu trabalho preventivo, por meio de denúncia anônima pelo 153 ou pelo WhatsApp 3545-5992.