Prefeitura de Aparecida realiza webinário exclusivo para jornalistas na terça, 16

Publicado em 15.06.2020 às 17:08

Para expor com transparência o modelo de enfrentamento ao novo coronavírus em Aparecida de Goiânia e agregar conhecimento de médicos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, a Prefeitura de Aparecida realizará um webinário exclusivo para a imprensa na próxima terça-feira (16), às 15h. As inscrições são limitadas; portanto, é preciso se inscrever antecipadamente. Basta clicar aqui. O webinário ocorrerá pelo aplicativo Zoom.

Intitulado O modelo de Aparecida no enfrentamento à Covid-19, o webinário terá participação do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha; do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães; do diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês (SP), médico Paulo Chapchap; da epidemiologista da Universidade Federal de Goiás (UFG) Cristiana Toscano, que vai representar o Brasil no Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação Organização Mundial de Saúde (OMS); e do mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Rafael Saad; e do biólogo professor do Departamento de Ecologia da UFG Thiago Rangel.

Instituição parceira da Prefeitura de Aparecida, o Hospital Sírio-Libanês disponibiliza assistência médica aos pacientes de Covid-19 internados no Hospital Municipal de Aparecida, o Hmap. Esse acompanhamento ocorre através da telemedicina, que é um dos assuntos a serem abordados por Paulo Chapchap no webinar.

A infectologista Cristiana Toscano vai traçar o panorama das pesquisas para desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 no mundo. Ela comentará a importância da testagem em massa da população no controle da pandemia.

Entre as ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Aparecida desde março deste ano estão a capacidade de testagem ampliada de 15 testes semanais para mais de 300 testes diários, que mensuram a transmissão da Covid-19 no município, além de 1.200 testes feitos mensalmente através de pesquisa por amostragem nos domicílios. 

Numa medida preventiva, assim que a OMS declarou a situação de pandemia, em março, a Prefeitura de Aparecida agiu imediatamente o determinou o isolamento social na cidade por 30 dias ininterruptos.

Em abril, quando estudos técnicos da UFG e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus apontaram o controle da epidemia na cidade como estável, a Prefeitura de Aparecida autorizou a reabertura responsável de 82% das atividades do comércio local. Àquela altura, o Hmap, que virou referência no tratamento de Covid-19, já contava com mais 90 leitos novos exclusivos para pacientes com coronavírus.

O Hospital Municipal de Aparecida possui hoje 50 leitos de UTI com respiradores mecânicos e 60 leitos de semi-UTI. Há ainda outros 13 leitos de UTI com respiradores no Hospital Garavelo, conveniado. Esses leitos estão disponíveis para usuários do SUS.

Já neste início de junho, a Prefeitura de Aparecida colocou em funcionamento o sistema de escalonamento regional do comércio. A cada dia da semana, de segunda a sexta, duas macrozonas com dezenas de bairros têm a rede comercial e empresarial fechada, para ampliar o índice de isolamento social na cidade para mais de 50%. Nos primeiros dias do escalonamento regional, o coeficiente de adesão das empresas já passava de 95%.

Segue link para o credenciamento – https://www.sympla.com.br/webinar-o-modelo-de-aparecida-no-enfrentamento-a-covid-19__877876

Perfis dos conferencistas

Gustavo Mendanha
Prefeito de Aparecida eleito em 2016 no 1º turno, com 122.122 mil votos, Gustavo Mendanha é bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Na carreira pública, possui experiência também como vereador, tendo legislado em dois mandatos, de 2009 a 2016. Gustavo presidiu a Câmara Municipal de Aparecida, também em dois mandatos. Foi ainda secretário de Esporte e Lazer na gestão do prefeito Maguito Vilela. Entusiasta do conceito de Cidade Inteligente, Gustavo Mendanha inseriu em seu programa de governo ações voltadas para a área de tecnologia, que se encontram em curso e já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Alessandro Magalhães
Secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Leonardo Álvares Magalhães é médico formado pela UFG. Possui título de mestre em Saúde Pública, também pela UFG. Alessandro é ainda especialista em Saúde da Família e em Análise de Situação de Saúde, ambos os títulos com chancela da UFG. É ainda auditor médico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Paulo Chapchap
Médico cirurgião, Paulo Chapchap é diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Chapchap foi bolsista de investigação e professor assistente visitante do departamento de transplante de fígado da Universidade de Pittisburgh (EUA). Chapchap é doutor em clínica cirúrgica pela USP. Ele integrou o Conselho da Sociedade Internacional de Transplante Hepático, de 2007 a 2011. Paulo Chapchap é pró-reitor de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Cristiana Toscano
Única brasileira convidada a integrar o grupo da OMS que analisará as buscas pela vacina contra a Covid-19, Cristiana Toscano chamou atenção da Organização Mundial de Saúde pela vasta carreira internacional que possui como infectologista e epidemiologista. Cristiana, que é pesquisadora da UFG, já trabalhou em países como Haiti, Estados Unidos e Suíça, e outras nações da África. Ela tem mais de 20 anos de trabalho no campo de serviços de saúde. Sua atuação é focada em doenças imunoprevisíveis e vacinas.

Rafael Saad
Com título de mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, Rafael Saad é também especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Senac e em Educação em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP-HSL). Atua há oito anos na gestão de projetos em Saúde no âmbito público e privado, desenvolvendo iniciativas de planejamento estratégico, melhoria de processos e gestão da informação.

Thiago Rangel
Doutor em Ecologia e Biologia Evolucionária pela Universidade de Connecticut (EUA), Thiago Fernando Lopes Valle de Britto Rangel é também mestre em Ecologia e Evolução pela UFG, onde leciona. Ele é professor titular-livre no Departamento de Ecologia. Com graduação em Ciências Biológicas, também pela UFG, Thiago Rangel atua principalmente nas áreas de biodiversidade, padrões espaciais em riqueza de espécies, modelagem de distribuição de espécies, estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais.

SERVIÇO
WEBINÁRIO – O modelo de Aparecida no enfrentamento à Covid-19
Data: 16 de junho (terça-feira)
Horário: 15h
Onde: Transmissão pelo aplicativo Zoom
Como participar: É preciso se inscrever antecipadamente no link – https://www.sympla.com.br/webinar-o-modelo-de-aparecida-no-enfrentamento-a-covid-19__877876

Reprodução