Pyongyang diz que vai conduzir exercícios nas proximidades da linha de demarcação militar entre as Coreias

Publicado em 17.06.2020 às 12:01

As Forças Armadas da Coreia do Norte afirmaram que vão reposicionar unidades em duas áreas onde projetos intercoreanos estão localizados. Advertiram ainda que conduzirão diversos exercícios nas proximidades da linha de demarcação militar entre as duas Coreias.

Por meio de uma declaração divulgada na quarta-feira, o Estado-Maior do Exército do Povo Coreano disse que as unidades serão posicionadas na área turística do Monte Kumgang, no sudeste, e na zona industrial de Kaesong, no sudoeste do país.

As duas regiões se localizam na Coreia do Norte, mas algumas instalações comerciais da Coreia do Sul existem em cada região.

Segundo o documento, as Forças Armadas vão propor os planos ao governista Partido dos Trabalhadores.

A declaração do Estado-Maior ocorreu no dia seguinte à explosão pelo lado norte-coreano de um escritório de ligação intercoreano em Kaesong.

As tensões entre os dois países têm aumentado nos últimos dias. Pyongyang acusou Seul de permitir que desertores norte-coreanos soltassem balões contendo panfletos criticando o líder Kim Jong Un em direção ao outro lado da fronteira.

No sábado passado, Kim Yo Jong, irmã de Kim Jong Un e uma alta autoridade do partido governista, declarou que pode conceder ao Estado-Maior o direito de adotar a próxima medida.

Já o escritório presidencial sul-coreano se dispôs, na segunda-feira, a enviar seu diretor de segurança nacional, Chung Eui-yong, à Coreia do Norte como enviado do presidente Moon Jae-in.

Afirma-se que Kim Yo Jong recusou a oferta. Segundo uma declaração atribuída a ela, a proposta era inepta e sinistra.(NHK, emissora pública do Japão)