O novo coronavírus na economia global

Publicado em 18.06.2020 às 12:38

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez previsões sem precedentes nos seus 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020.
O Banco Mundial prevê uma recessão mundial de 5,2% em 2020, a mais profunda em oito décadas, “apesar das políticas sem precedentes” de mitigação do impacto da covid-19, segundo as Perspetivas Económicas Mundiais divulgadas a 8 de junho.

“Esta seria a recessão mundial mais profunda desde a II Guerra Mundial, e quase três vezes tão acentuada como a recessão global de 2009”, caso as projeções se confirmem, pode ler-se no documento, que aponta para uma queda de quase 8% num cenário mais adverso, e superior a 3% num mais otimista.

Já a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que a pandemia de covid-19 deixou um rasto de consequências económicas “desastrosas” das quais vai ser difícil recuperar e estima que a economia mundial registe uma recessão entre 6,0% e 7,6% em 2020.

No relatório com as previsões económicas mundiais divulgado no dia 10 de junho (Economic Outlook), a OCDE refere que a covid-19 colocou o mundo perante a maior crise sanitária e económica desde a Segunda Guerra Mundial, criando disrupções nos sistemas de saúde e no mercado de trabalho, e “uma extraordinária incerteza”.(RTP, emissora pública de Portugal)