No Japão, viajantes retornam aos aeroportos e estações ferroviárias
No Japão, as pessoas estão retornando aos aeroportos e estações ferroviárias, uma vez que o governo suspendeu, nesta sexta-feira, a imposição de restrições de viagens entre as províncias.
No aeroporto de Haneda, em Tóquio, muitas pessoas viajando a trabalho e famílias foram vistas no terminal de voos domésticos.
Um homem, na casa dos 50 anos, estava indo à província de Shimane, na região oeste do Japão, a trabalho e também para ver sua mãe. Ele disse que não estava certo se era ou não boa ideia viajar, mas tinha que ir a trabalho, assim, tomaria as devidas precauções.
As companhias aéreas aumentaram o número de voos desde que a declaração do estado de emergência foi retirada no final do mês de maio.
A Japan Airlines disse que, nesta semana, o número de passageiros por dia no terminal excedeu a marca de 5.000, o que equivale a cerca de quatro vezes mais que o número registrado durante o estado de emergência.
No entanto, ainda nesta sexta-feira, o número de usuários do trem-bala Shinkansen, na estação de Tóquio, parecia ser menor em comparação aos anos anteriores. Um funcionário da estação disse que o pessoal da companhia espera abrandar as preocupações dos passageiros tomando medidas completas contra a infecção.
Funcionários da companhia ferroviária JR Central têm desinfetado diariamente as máquinas de vendas de passagens e folhas de plástico foram colocadas nos balcões de venda de passagens desde meados de abril para evitar a exposição a gotículas transportadas pelo ar. A companhia também melhorou a ventilação dos trens-bala da linha Tokaido de modo a renovar o ar dentro dos vagões a cada seis a oito minutos.
NHK, emissora pública do Japão