Bolton critica diplomacia de Trump em relação à Coreia do Norte
O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, criticou fortemente a diplomacia de Donald Trump em relação à Coreia do Norte. Ele afirma que Trump não obteve nenhuma conquista no que se refere a eliminar o programa nuclear de Pyongyang.
Bolton deu uma entrevista exclusiva à correspondente Martha Raddatz, da ABC News, sobre seu livro sobre a administração de Trump. O livro está marcado para ser lançado na terça-feira.
Na entrevista, Bolton mencionou a primeira cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizada em Cingapura, em junho de 2018. Ele disse que Trump estava focado na quantidade de repórteres que estariam presentes na coletiva de imprensa ao final do evento.
Bolton disse que Trump recebeu enorme atenção, mas que os Estados Unidos, como país, não se beneficiaram em nada com a cúpula.
Além disso, também falou sobre a inclinação de Trump de destacar sua relação pessoal com o líder norte-coreano Kim Jong Un.
O ex-conselheiro disse ainda que, elogiar um ditador brutal com a esperança de que ele seria convencido a fechar um acordo era uma ideia surpreendentemente ingênua e perigosa.
NHK, emissora pública do Japão