Analistas preveem drástico declínio nos índices de confiança empresarial no Japão

Publicado em 22.06.2020 às 08:55

Analistas preveem um drástico declínio na confiança empresarial a ser apontada pela pesquisa Tankan, do Banco do Japão, com divulgação aguardada para o dia 1º.

Realizada trimestralmente com a consulta a 10 mil empresas, a pesquisa avalia a confiança dos executivos em relação aos rumos da economia.

Analistas de dez institutos do setor privado antecipam que o índice correspondente a grandes firmas industriais ficará entre 23 pontos negativos e 38 pontos negativos. Se confirmado, será o resultado mais baixo desde 2009, quando a economia japonesa sofreu um forte impacto da crise financeira global. Na pesquisa Tankan anterior, divulgada em março, o índice foi de 8 pontos negativos.

As atividades econômicas no Japão retornam gradualmente ao normal com o afrouxamento de restrições relacionadas com o coronavírus. Contudo, analistas consideram provável que a próxima Tankan reflita condições desfavoráveis aos negócios que imperaram em abril e maio.

NHK, emissora pública do Japão