Aumenta número de viagens domésticas no Japão após afrouxamento das restrições
Foi registrado aumento no número de viagens domésticas no Japão no primeiro fim de semana desde que o governo afrouxou as restrições de circulação que anteriormente pediam à população que evitasse visitar outras províncias.
Dados de telefones celulares mostram que o número de pessoas que viajaram de Tóquio para outras províncias, no sábado e no domingo, aumentou 11% em comparação com a semana anterior. Viagens com destino a Tóquio, de pessoas vindas de outras províncias, aumentaram 14%.
Viagens partindo de Kanagawa – vizinha de Tóquio – para outras províncias aumentaram 12%, e, por sua vez, deslocamentos com destino a Kanagawa subiram 19%.
Em Hokkaido, no norte do país, saídas da província aumentaram 7% e viagens com destino à província subiram 19%.
No entanto, tráfego de pessoas a pé, no fim de semana, em algumas áreas agitadas da capital japonesa recuperou movimento em cerca de 70 a 90% dos níveis registrados durante o período de um mês a partir de meados de janeiro, antes da disseminação do coronavírus no Japão.
Na região da estação de Shinjuku, em Tóquio, às 15 horas de domingo, a concentração de pessoas era 25,4% menor em relação ao mesmo período. Os números eram 29,3% mais baixos nos arredores da estação de Nagoya, região central do Japão, e nas cercanias da estação de Sapporo, em Hokkaido, a queda na movimentação foi de apenas 5,7%.
Em comparação com a semana passada, o tráfego de pessoas nessas localidades aumentou entre 2,5 a 5 pontos percentuais.
NHK, emissora pública do Japão