ONU ressalta papel dos funcionários públicos na resposta à pandemia
Enquanto o mundo continua a enfrentar a pandemia de COVID-19, os funcionários públicos têm estado na linha de frente da resposta à crise. Marcando o Dia Mundial do Serviço Público (23), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a importância destes servidores no sucesso da resposta humanitária.
“São enfermeiros, médicos e paramédicos que prestam cuidados que salvam vidas. Trabalhadores do saneamento que desinfetam e limpam os espaços públicos. Trabalhadores dos transportes que mantêm ônibus e trens funcionando. Professores que educam os nossos filhos online e offline. E as autoridades de saúde pública, gestores de dados e profissionais de estatística que fornecem informações vitais e confiáveis sobre a transmissão e prevenção da doença”, disse na mensagem em vídeo.
Muitos desses indivíduos dedicados realizaram o seu trabalho em condições perigosas, ressaltou Guterres, com uma elevada interação humana e sem acesso a equipamentos de proteção individual.
E alguns, lembra, perderam a vida para a COVID-19 durante esse processo.
“Hoje, ao honrarmos estes trabalhadores essenciais e muito outros, também devemos refletir sobre como proteger, reconhecer e investir melhor no seu bem-estar à medida que, juntos, reconstruímos melhor. E digo, diretamente, a estes funcionários públicos inspiradores: todos nós estamos profundamente agradecidos pelos seus notáveis atos de serviço à humanidade.”