Coreia do Norte suspende ação militar contra a Coreia do Sul
CorrrrrJJoão Bosco Bittencourtpara mim
há 43 minutosDetalhes
Coreia do Norte suspende ação militar contra a Coreia do Sul
A imprensa estatal da Coreia do Norte afirma que o líder Kim Jong Un suspendeu planos de agir militarmente contra a Coreia do Sul.
Segundo o Rodong Sinmun, jornal do partido governista norte-coreano, Kim tomou a decisão na terça-feira, durante uma reunião por teleconferência com a Comissão Militar Central.
O jornal diz que a comissão examinou a situação atual, suspendendo ações militares contra Seul planejadas para serem executadas pelo Exército do Povo Coreano.
O exército tinha planejado quatro planos após desertores norte-coreanos na Coreia do Sul enviarem panfletos criticando Kim. Os panfletos foram enviados através da fronteira com o uso de balões. Pyongyang acusou Seul de aprovar tacitamente a campanha.
Um dos planos previa enviar tropas a uma região turística de desenvolvimento conjunto com a Coreia do Sul. Outro envisionava panfletos retaliatórios a serem enviados através da fronteira.
A imprensa norte-coreana não explicou o porquê da suspensão da ação militar.
A Coreia do Norte tem recrudescido seu posicionamento linha-dura em relação à Coreia do Sul desde que os desertores enviaram os panfletos. Na semana passada, Pyongyang demoliu um escritório de ligação com Seul localizado na cidade fronteiriça de Kaesong.(NHK, emissora pública do Japão)