Câncer é responsável por maioria das mortes de 1 a 19 anos no Brasil
Vítor tinha um ano e três meses quando foi diagnosticado com leucemia, um dos tipos de câncer mais comuns na infância. A mãe dele, a contadora Viviane morais, ficou em choque ao receber o diagnóstico.
O câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
A taxa de sobrevida média no país é de 64% e, para isso, o diagnóstico precoce é fundamental, conforme explica a oncologista pediátrica, Ísis Magalhães.
Alguns sinais podem indicar a ocorrência de uma doença mais grave nos filhos, como a leucemia, tumor cerebral ou ósseo. Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea ou em membros. Caroços ou inchaços, especialmente se indolores.
Além disso, perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna, alterações oculares e inchaço abdominal. E, ainda, dores de cabeça incomuns, vômitos, fadiga, letargia e tontura.
Em caso de forte suspeita de câncer, o pediatra deve encaminhar o paciente para um centro de referência.
Foi o que aconteceu com o Vítor, que fez o tratamento no Hospital da Criança de Brasília.
Hoje, ele está com três anos de idade e livre da leucemia. Só veio ao hospital porque está fazendo um tratamento para melhorar a imunidade.
Para a Viviane, tudo graças ao diagnóstico precoce.
O Dia Mundial da Luta contra o Câncer na Infância será celebrado neste sábado, dia 15 de fevereiro.