• Na Folha, José Nelto defende participação de Moro em comício virtual com Huck e FHC

    Publicado em 24.06.2020 às 15:57

    O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) defende que o ex-ministro Sergio Moro, da Justiça, participe do evento Direitos Já, que reunirá personalidades como Michel Temer, Fernando Haddad, Luciano Huck, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Roberto Freire em um comício virtual em defesa da democracia.

    “É claro que Moro tem que entrar. Ele é um cidadão brasileiro e nada pesa contra ele. Nunca se insurgiu contra a democracia. É um homem que teve uma coragem que poucas pessoas tiveram no combate à corrupção no Brasil. Ele tem que ser convidado. Vou trabalhar para isso”, disse o parlamentar para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

    Nelto diz ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial de 2018 “por falta de opção e para tirar o PT do poder. Eu achava que o PT era pior”. Mas diz que apenas votou no atual presidente. “Não fiz campanha nem pedi voto”. No primeiro turno, seu candidato a presidente foi o senador Alvaro Dias.

    O deputado apoiou a detenção do ex-presidente Lula e defende a aprovação de lei que mantenha a prisão em segunda instância de condenados pela Justiça, além de transformar a corrupção em crime hediondo.

    Ele diz que, mesmo assim, não vetaria o ex-presidente no movimento —embora acredite que “não ficaria bem” ter o petista no grupo. “O Lula moralmente ainda continua preso, não pode sair às ruas. Não ficaria bem a participação dele”, afirma. “Mas a pior coisa na política é o veto. Não pode haver veto”, segue.

    Nelto esclarece que o Podemos não defende o impeachment de Bolsonaro. Mas não tem cargos no governo e faz oposição a ele.

    “Não vamos jogar o Brasil no abismo. Mas também não vamos permitir que governo algum faça isso”, diz ele. “Somos contra golpe, somos contra retrocesso, somos contra comandar uma direita fascista para isso. Queremos o diálogo com quem respeita o meio ambiente, tem preocupação social, está preocupado com a imagem do Brasil no exterior. Não queremos dividir. Queremos unir o país”, afirma ainda o deputado.