• Coronavírus: MP recomenda medidas preventivas em Panamá e Goiatuba durante Festa do Divino

    Publicado em 25.06.2020 às 17:45

    O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou aos prefeitos de Panamá, José William Coelho de Paula, e de Goiatuba, José Alves Vieira, uma série de medidas visando à proteção de cidadãos durante as festividades do Divino Pai Eterno, tradicionalmente realizada na cidade de Panamá, em razão do risco de disseminação do novo coronavírus. Recomendação foi feita também ao reitor do santuário instalado em Panamá, padre Silvanir Fagundes, para que restrinja os atos da festa ao ambiente virtual.

    Panamá 
    A promotora de Justiça Mônica Fachinelli da Silva, da comarca de Panamá, recomendou ao reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, padre Silvanir Fagundes, a restrição dos atos da festa religiosa de 2020 ao âmbito exclusivamente virtual, sem a presença física de visitantes nas celebrações marcadas para o período de 26 de junho a 5 de julho. É orientado o fechamento completo do prédio do santuário, facultando a realização de trabalhos internos, sem venda de objetos ou contato físico. 

    É recomendado, assim, que sejam promovidas transmissões de missas e outras atividades religiosas, que ocorrerão no salão paroquial, para as redes sociais. Para isso, o reitor deverá contar apenas com equipe técnica e de apoio, devidamente protegida. A recomendação inclui ainda a não realização de carreatas, caminhadas ou atos que demandem presença física de fiéis. Todas as orientações deverão ser divulgadas amplamente.

    O prefeito de Panamá, por sua vez, deverá garantir a segurança pública e a saúde dos moradores e visitantes, com a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a publicação de decreto municipal proibindo a permanência de ambulantes, barraqueiros, acampamentos e eventos festivos, à exceção dos organizados pelo santuário, de forma virtual. Por fim, a prefeitura deverá fiscalizar os espaços para evitar aglomerações, não montar tendas e barracas de apoio nas rodovias GO-210 e GO-515, e dar ampla publicidade destas medidas.

    A promotora esclarece que, neste ano, a festa que já estava programada para ocorrer de forma on-line, como informado pelo reitor do santuário. No entanto, chegou ao conhecimento da Promotoria local que a comissão do evento programou carreatas na abertura e encerramento dos festejos, manutenção dos serviços de secretaria para a venda de objetos religiosos, bem como a pretensão de deixar uma das portas da igreja aberta, protegida com grades, e organizar filas para que os fiéis pudessem ver as imagens do templo.

    Goiatuba 
    Em Goiatuba, a recomendação é do promotor de Justiça de Justiça Rômulo Corrêa de Paula, titular da 3ª Promotoria de Justiça, e foi feita ao prefeito José Alves Vieira, para que providencie a desinstalação imediata da tenda de atendimento e apoio a eventuais romeiros que pretendam peregrinar até o Santuário do Divino Pai Eterno, que fica na cidade vizinha de Panamá. A orientação é também para que o gestor se abstenha, com urgência, de promover qualquer medida que incentive tal peregrinação. Para o promotor, a medida é imprescindível para se evitar a aglomeração de pessoas e a consequente propagação do novo coronavírus. Ele alertou que o não atendimento ao recomendado pode gerar responsabilização cível e criminal, bem como a adoção das providências judiciais cabíveis.

    Ao expedir o ofício ao prefeito e requerer urgência na adoção das medidas, o promotor levou em consideração a informação sobre a instalação de estrutura na GO-515, no limite entre os municípios de Goiatuba e Panamá, para atender fiéis que, porventura, peregrinarem rumo ao santuário, a partir desta quinta-feira (25/6) até o domingo de encerramento da festa (5/7). As celebrações, conforme comunicado do reitor do Santuário do Divino Pai Eterno de Panamá, Silvanir Fagundes; do prefeito da cidade, José Willian Coelho de Paula; e do bispo Dom Fernando, seriam feitas de forma totalmente virtual.

    Rômulo Corrêa destaca que, inclusive, em razão de os eventos religiosos ocorrerem exclusivamente pela internet, a cidade de Panamá não se preparou para receber romeiros, não existindo estruturas de segurança e de saúde pública, alimentação e outros, o que, para o promotor, provocará aglomeração de pessoas e risco de contágio da Covid-19. “Em live nas redes sociais a população foi convidada para a barraca dos romeiros como cumprimento de promessa do prefeito de Goiatuba, que está agendada para ser aberta hoje (25/6). (Texto: Cristiani Honório – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)