Venezuela com maior número de infecções diárias desde o início da pandemia
A Venezuela registrou 351 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto de infecções diárias desde o início da pandemia, elevando o total para 5.130, anunciaram as autoridades.
Este foi o terceiro dia consecutivo em que o número de casos de transmissão comunitária (249) ultrapassou os casos importados (102).
Desde o primeiro caso de covid-19 no país, em meados de março, as autoridades contabilizaram 42 mortes devido à doença, com um óbito registado nas últimas 24 horas.
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse na televisão estatal que há pontos nas fronteiras “sem controle sanitário”, anunciando a criação de “zonas estratégicas de defesa”, que ficarão debaixo de controlo militar. É o caso dos estados de Táchira e Zulia, na fronteira com a Colômbia.
O aumento do número de infectados no país surge durante a implementação de um programa de alívio da quarentena, que prevê sete dias de confinamento, seguidos de outros sete de flexibilização.(RTP, emissora pública de Portugal)