Nova comissão de especialistas vai avaliar medidas anticoronavírus no Japão
A nova comissão de especialistas formada pelo governo do Japão planeja realizar na quarta-feira a sua primeira reunião para avaliar a eficácia das medidas oficiais contra o coronavírus no país.
Nos últimos dias, o Japão registrou aproximadamente 100 novos casos de infecção.
O governo metropolitano de Tóquio registrou domingo 60 novos casos na capital japonesa, número que corresponde a cerca de metade das 113 infecções confirmadas em todo o país. A quantidade de novos casos em Tóquio foi a maior desde a suspensão do Estado de Emergência na capital, em 25 de maio.
O ministro responsável por medidas nacionais contra o coronavírus declarou domingo que o governo não tem no momento nenhum plano para voltar a declarar Estado de Emergência. Nishimura Yasutoshi afirmou que o sistema médico-hospitalar do país está capacitado desta vez a atender todos os pacientes da Covid-19.
Afirmou, além disso, que o governo nacional analisa dados para identificar grupos com acentuado risco de contágio.
Yamanaka Shinya, professor da Universidade de Kyoto e Nobel de Medicina e Fisiologia em 2012, integra a nova comissão de especialistas formada pelo governo japonês.
A comissão deverá analisar dados coletados de pacientes de coronavírus com o emprego do supercomputador Fugaku e de inteligência artificial. Também está na expectativa de colaborar na definição de novas medidas contra o vírus com base em resultados analíticos.
NHK, emissora pública do Japão