Japão vai subsidiar mais de US$ 650 milhões para o desenvolvimento pós-5G
O governo do Japão planeja oferecer mais de 650 milhões de dólares a fabricantes de eletroeletrônicos e firmas de telecomunicações nacionais para subsidiar o desenvolvimento de tecnologias de telefonia móvel 5G e pós-5G.
Especialistas veem nestas tecnologias inúmeras aplicações potenciais que extrapolam as comunicações telefônicas e as transmissões de dados — por exemplo, a circulação de veículos autônomos e a automação industrial.
Segundo fontes, o governo japonês decidiu tirar proveito de verbas em valor superior a 1 bilhão de dólares que foram destinadas à Organização de Novas Energias e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial no orçamento suplementar do ano fiscal de 2019.
Informam que a NEC, a Fujitsu e a Rakuten Mobile estão entre as empresas que receberão suporte financeiro para o desenvolvimento de redes essenciais e de estações-base.
Conforme as mesmas fontes, o governo pretende ajudar empresas nacionais a superar o atraso na área de tecnologias 5G em relação a algumas concorrentes estrangeiras, como a gigante chinesa Huawei. Outro fator por trás da decisão é a necessidade de reduzir o risco de vazamentos de informações representado por tecnologias importadas.
NHK, emissora pública do Japão