Cartão Internacional de Vacinação pode ser feito por plataforma digital

Publicado em 30.06.2020 às 17:52

O Governo Federal já digitalizou 750 serviços desde o início de 2019. Entre esses serviços, há o Cartão Internacional de Vacinação, documento necessário para entrada em alguns países, e o Mapa de Empresas, ferramenta digital que permite o acompanhamento de abertura e fechamento de negócios, tanto por tipo de atividade quanto por localização geográfica. Também é possível verificar regionalmente o tempo médio para abrir empreendimentos no país.

“É um número sensacional que nos deixa bastante animados. Quando falamos em digitalizar um serviço, existem ganhos tanto para o cidadão, que pode economizar horas que antes passava em repartições, com o papel na mão, aguardando em filas, e agora pode utilizar esse tempo para seu melhor proveito, junto da sua família, desenvolvendo seu trabalho, e também, economia para o governo”, explicou o Secretário Especial de Modernização de Estado, José Ricardo Veiga.

No caso do Cartão Internacional de Vacinação, por exemplo, o cidadão não precisa mais comparecer ao posto da Anvisa para conferência de documento. Esse serviço ficou totalmente digital e liberou 600 atendentes dos postos físicos para atuarem em outras funções do órgão. 

A coordenação da Estratégia de Governo Digital (EGD), lançada em decreto do presidente Jair Bolsonaro no final de abril deste ano, é coordenada pela Secretaria-Geral por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado.

Cumprindo este papel, na última segunda-feira (22), foi realizada a primeira reunião de monitoramento da EGD, em conjunto com a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia. As iniciativas estipuladas serão acompanhadas, principalmente, por meio do monitoramento dos Planos de Transformação Digital, elaborados pelos órgãos. Cabe à Secretaria de Governo Digital aprovar e monitorar a execução dos planos. A ideia é que os primeiros trabalhos aprovados estejam disponíveis para consulta no site do Governo Digital no segundo semestre de 2020.

 “É nesse tipo de tarefa, é nesse tipo de ação que nós do governo temos nos empenhado a cada dia: facilitar as coisas para o cidadão dentro desse nosso grande movimento que chamamos de Moderniza Brasil”, destacou o secretário.

Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República