Líder pró-democracia deixa Hong Kong
Um conhecido ativista pró-democracia de Hong Kong informou ter saído do território por sentir-se ameaçado depois de ter prestado depoimento no Congresso dos Estados Unidos sobre uma nova lei de segurança nacional.
Nathan Law fez o comentário na quinta-feira, através de uma postagem no Facebook.
Law pediu ao povo de Hong Kong que se manifeste e pediu a outros países que se mantenham vigilantes sobre a expansão do autoritarismo do Partido Comunista da China.
Ele acrescentou que tinha se preparado para a possibilidade de ter de deixar o território quando decidiu prestar depoimento perante o Congresso dos Estados Unidos.
Law não informou onde se encontra atualmente, mas disse que vai continuar seu ativismo a nível internacional.
Na quarta-feira, Law havia prestado depoimento numa audiência da Casa dos Representantes dos Estados Unidos através de uma videoconferência. Ele falou sobre a situação de direitos humanos em Hong Kong após a introdução da lei de segurança nacional do território na terça-feira.
Segundo observadores, Law temia que seus comentários na audiência pudessem expô-lo à acusações de complô com forças externas, prejudicando a segurança nacional, de acordo com a nova legislação.(NHK, emissora pública do Japão)