Goiás contra a covid: Ismael Alexandrino comanda série de ações contra a pandemia
A Secretaria Estadual de Saúde, comandada pelo médico Ismael Alexandrino, continua trabalhando para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus em Goiás. Ismael anuncia que o governo estadual acaba de adquirir mais 50 novos respiradores pulmonares mecânicos para tratamento de pacientes com Covid-19, que chegam ao Estado na noite deste domingo, dia 05.
Ismael informa que o governo de Goiás investiu R$ 3 milhões na compra dos respiradores, comercializados pela Leistung Equipamentos Ltda a R$ 60 mil cada. Diante da atual realidade do mercado, o valor é bastante atrativo e garantiu a melhor aplicação dos recursos públicos. Depois que a empresa demonstrou interesse na venda, ao responder chamamento público do Estado, uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP) e da Gerência de Engenharia, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, foi enviada para a cidade de Jaraguá do Sul (SC) para conferir os equipamentos.
Nesta última sexta-feira, dia 03, a equipe chegou à cidade e confirmou que os respiradores estão em conformidade com as especificações técnicas necessárias ao tratamento da covid-19. Assim, a negociação foi concluída e o pagamento realizado pelo Governo de Goiás. Na manhã do sábado, a equipe goiana partiu de volta para o Estado, trazendo os equipamentos que irão fortalecer e ampliar a rede estadual de UTIs para Covid-19.
Ismael Alexandrino também anunciou nesta semana um novo protocolo para tratamento de casos leves de Covid-19 em Goiás. A nova medida consiste em solicitar que as secretarias municipais solicitem internação em enfermaria para pacientes com sintomas como “febre e algum nível de cansaço”. Ismael explica que esse processo evita o agravamento da doença no paciente e reduz a demanda por UTI e respiradores.
Veja abaixo algumas das medidas adotadas pela SES:
– Abertura de cinco hospitais de campanha nas cidades de Goiânia; Porangatu, Águas Lindas, Luziânia e Itumbiara e outros três passam por processo de estadualização.
– 459 leitos abertos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 164 de UTIs e 265 em enfermarias.
– em implantação: 154 leitos de UTIs e 500 de enfermarias, todos exclusivos para pacientes com Covid-19. Ao todo Goiás vai abrir 1.120 leitos exclusivos para o atendimentos de paciente acometidos pela doença.