Catalunha isola área com 200 mil habitantes para tentar conter coronavírus
Autoridades da Catalunha, na Espanha, ordenaram no sábado (4) o isolamento da zona de Segrià, uma região com aproximadamente 200 mil habitantes. A medida visa a tentar conter o aumento do número de casos do coronavírus.
A área em questão inclui a cidade de Lérida. Com a ordem, moradores deverão ficar confinados, e a entrada está restrita a visitantes que trabalham na região ou precisam realizar atividades consideradas essenciais. Concentrações com mais de dez pessoas em espaços públicos e privados também estão proibidas.
O governo local afirmou que o vírus se espalhou em fazendas e asilos na área. A região registrou 128 casos da doença somente na quinta-feira (2). Um médico entrevistado por um veículo de mídia da região disse que os leitos de um hospital para pacientes com a doença estão quase todos ocupados.
A Espanha voltou a receber turistas da União Europeia em junho, e passou a aceitar viajantes de 12 países de fora do bloco europeu no sábado (4). O governo espanhol afirma estar alerta para a possibilidade do número de casos do coronavírus voltar a aumentar.(NHK, emissora pública do Japão)