Consultas eletivas do Ipasgo não foram suspensas, regras de atendimentos vão seguir normas do decreto estadual

Publicado em 6.07.2020 às 14:02

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) esclarece que as consultas eletivas não foram suspensas. Os atendimentos de saúde aos usuários do Ipasgo estão mantidos e seguem as regras estabelecidas pelos decretos estadual n.º 9.685 e municipal n.º 1.242, que entraram em vigor em 30 de junho e 1.º de julho de 2020.

Seguindo a norma técnica estadual a partir desta segunda-feira, 6,  as consultas e procedimentos eletivos na rede credenciada ao órgão devem ser realizados com limite de 50% da capacidade. As regras também são aplicadas aos consultórios odontológicos. O objetivo é garantir critérios de segurança para os prestadores de serviços e pacientes.

 Conforme os decretos, as cirurgias eletivas estão suspensas temporariamente. Vale destacar que as cirurgias eletivos são aquelas que podem ser reagendados sem prejuízos à saúde dos usuários do plano. Devido à alta demanda por leitos de UTIs para internação dos pacientes com Covid-19, a medida vai evitar a superlotação e garantir a liberação de leitos para atender aos casos de internação em função da pandemia do novo coronavírus e casos gerais de urgência e emergência.

Saiba Mais

De acordo com os decretos estadual n.º 9.685 e municipal n.º 1.242, que entraram em vigor em 30 de junho e 1.º de julho de 2020, respectivamente, os estabelecimentos de saúde (que incluem consultórios e clínicas odontológicas) exercem atividades consideradas essenciais e não se incluem no revezamento de 14 x 14 dias fixado para as demais atividades, podendo funcionar da seguinte forma:

1) Não podem realizar cirurgias eletivas (somente de urgência e emergência)
2) Devem ser reduzidas em 50% a oferta de consultas e procedimentos ambulatoriais
3) Serviços de atenção primária à saúde podem funcionar com capacidade máxima