Intelectual que criticou liderança chinesa é preso
Foi preso um acadêmico chinês que criticou repetidamente a abordagem da liderança do governo de seu país com relação ao surto de coronavírus.
Xu Zhangrun lecionava na Universidade Tsinghua na China até ser suspenso da prestigiosa instituição por ter publicado um artigo em 2018 criticando a eliminação no limite de mandatos para o líder do país.
Fontes afirmam que Xu foi retirado pelas autoridades de sua casa, nos subúrbios de Pequim, na segunda-feira. Seus amigos afirmam que sua detenção foi injusta.
Em um artigo disponível online, o acadêmico critica a resposta da liderança chinesa ao surto. Ele afirma na publicação que os líderes do país tentaram controlar a liberdade de expressão e encobrir as informações, o que ele declara ser o que levou à disseminação da doença.
A China vem intensificando a repressão sobre pessoas que criticam a abordagem das autoridades com relação à epidemia. Pequim tem um histórico de prender intelectuais que se manifestam publicamente contra o governo.(NHK, emissora pública do Japão)