Álvaro Guimarães avalia trabalho da Alego em meio à pandemia e destaca liderança do presidente Lissauer
Ao analisar o trabalho parlamentar realizado nesse primeiro semestre de 2020, na Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Guimarães (DEM) fez avaliação positiva. “Em sete mandatos de deputado estadual, foi a primeira vez que passamos por uma situação completamente diferente dos anos anteriores, mas, com muita disposição, aprendemos a lidar com as dificuldades e cumprimos com êxito nosso papel na condição de líder da bancada”, frisou.
Álvaro Guimarães afirmou que as sessões remotas foram tão produtivas que a Alego praticamente esgotou a pauta de votações de projetos de lei e requerimentos, entre outras iniciativas. Lembra que não ficou nenhuma matéria de interesse do estado de Goiás sem discussão e votação nesse semestre. “Temos que agradecer ao presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), que foi ágil e competente para lançar mão de uma ferramenta tão importante, como a internet, nesse momento em que somos forçados a viver em isolamento social”.
Depois de 100 dias isolado com sua família, em Itumbiara, Álvaro Guimarães admite que o sistema remoto resolveu, com eficiência, a questão das elaborações de leis para contribuir com o desenvolvimento do estado, mas que sente saudades de retomar o trabalho presencial na Alego. “Deus não nos dá fardo que não possamos carregar, por isso tenho fé de que essa pandemia vai passar e voltaremos a nos reunir na Assembleia, seja em Plenário, nas comissões ou em nosso gabinete. Estamos sentindo muita falta disso”, enfatizou o veterano deputado.
O parlamentar faz questão de cumprimentar o governador Ronaldo Caiado (DEM) pela condução do Governo, nesse momento atípico, em que decisões difíceis precisam ser tomadas. “Na qualidade de médico, creio que o nosso governador está no caminho certo, buscando salvar vidas, em detrimento até mesmo de uma melhor condição político-eleitoral. Na Assembleia, estamos procurando respaldar as decisões dele da melhor maneira possível, confiantes de que tudo isso vai passar e, com certeza, teremos mais paciência e sabedoria para conviver com as diferenças”, avaliou, ao mesmo tempo em que agradeceu a inauguração do Hospital São Marcos, em Itumbiara, ocorrida no dia 30 de junho.
Lembra que também segue na presidência da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Alego, que atende cotidianamente denúncias de violação nas mais variadas áreas, recebidas pessoalmente, por telefone e e-mail. “Contamos com uma equipe técnica treinada e capacitada para orientar, solicitar ou sugerir providências às instituições responsáveis pela garantia dos direitos. Nosso objetivo é sempre estabelecer o diálogo com as entidades e abrir espaço para atuação da sociedade civil nas instâncias do Estado. Temos conseguido resultados significativos na difícil tarefa de sensibilização da sociedade para a questão dos direitos humanos”, sintetizou Álvaro.