Começa período de matrículas dos novos estudantes na UFG
Ingressar em um curso superior é o objetivo de grande parte dos estudantes do ensino médio e sem dúvidas, a matrícula é um dos momentos mais aguardados e significativos nesta caminhada. Para milhares de jovens e adultos aprovados no SiSU/UFG 2020 a nova fase começou na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro.
Desde os 18 anos, Márcio Gonçalves sempre sonhou em cursar uma universidade pública. Agora com 44 comemora a conquista “Eu cursei Letras em uma outra faculdade mas sempre quis entrar na UFG e, infelizmente, nunca havia conseguido, com a reserva de vagas para pessoas com deficiências eu tive a oportunidade. Me preparei nos últimos dois anos em casa mesmo e consegui entrar no curso de Direito’’, conta.
Reunidos no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) os ingressantes realizam a matrícula para as mais de 6.300 vagas ofertadas e participam da recepção e acolhimento planejado pela universidade.
“Nós tivemos um trabalho muito intenso da Pró-Reitoria de Graduação juntamente com Centro de Gestão Acadêmica e as unidades da UFG durante todo o ano passado, que culmina hoje no processo de matrícula presencial” comenta a pró-reitora de Graduação, Jaqueline Araújo Civardi. A professora professora comenta que todo o ambiente foi pensado, inclusive em termos de layout, para facilitar a movimentação de estudantes e familiares e proporcionar um ambiente seguro e organizado.
Comissões
Segundo o diretor do Centro de Gestão Acadêmica, professor Lawrence Gonzaga, cerca de 200 servidores e estudantes participarão a cada dia da etapa presencial da matrícula e estarão divididos pelas comissões de verificação que possuem a função de receber os documentos necessários a cada uma das oito modalidades de cotas.
Participando pela primeira vez como voluntário, Erick Matheus comenta a experiência. “Ano passado eu ingressei na UFG e passei por esse momento das comissões. E foi um apoio muito importante para mim, por isso eu quis passar essa mesma recepção pra quem está chegando esse ano.”
Os ingressantes das modalidades de vagas destinadas a pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências terão que passar por comissões específicas de identificação. Para isso foi necessário um treinamento prévio aos servidores e voluntários. “Seguindo a orientação normativa 04/2018 do Ministério do Planejamento, que orienta a os integrantes que vão atuar nas comissões de heteroidentificação, todos precisam realizar uma capacitação” comenta a professora Marlini Dorneles, coordenadora de Ações Afirmativas “Duas vezes ao ano a UFG promove cursos e palestras aos servidores e voluntários”.
Chamada Pública
Em 2020 não ocorrerá a terceira chamada para o preenchimento das vagas. Cerca de 1.184 vagas ociosas da primeira e segunda chamada serão destinadas para a chamada pública. O professor Lawrence explica que o momento de chamada pública diferente das outras fases de matrícula é um momento de seleção e possui caráter classificatório.
Mais informações sobre o processo de matrícula, comissões e a chamada pública estão no site www.sisu.ufg.br
Fonte: Secom UFG