Japão permanece alerta para chuvas torrenciais em amplas áreas do país
Chuvas intensas continuam a atingir partes do arquipélago japonês em meio à uma frente sazonal que se prolonga e deve chegar em outras áreas das regiões oeste e leste do país. 63 pessoas morreram, 2 foram encontradas sem sinais vitais e 17 estão desaparecidas.
A Agência Meteorológica do Japão alerta os residentes para que estejam vigilantes sobre possíveis deslizamentos de terra e inundações.
Na região de Kyushu, a cidade de Ureshino, na província de Saga, registrou 42 milímetros de precipitação no período de uma hora, até às 15h00 na quinta-feira. A cidade de Minami-ise, na província de Mie, região central do Japão, registrou 32,5 milímetros.
Temporais e tempestades de raios podem ocorrer em amplas áreas ao longo da região oeste a leste do Japão, até sexta-feira. Chuvas localizadas podem trazer mais de 50 milímetros de precipitação por hora, em algumas partes.
No período de 24 horas até o meio dia de sexta-feira, a região norte de Kyushu deve receber até 250 milímetros de precipitação. Na parte sul de Kyushu e em Shikoku há previsão de até 200 milímetros; em Kinki e região de Kanto-Koshin espera-se até 150 milímetros, enquanto que para a região de Tokai, cerca de até 120 milímetros. As regiões de Chugoku e Hokuriku podem registrar até 100 milímetros de chuva, já em Tohoku, a previsão fica em torno de 60 milímetros.
Chuvas intensas devem se prolongar até, pelo menos, domingo. Além de deslizamentos de terra e transbordamento de rios, autoridades também pedem cautela contra possíveis tempestades de raios e rajadas de vento, incluindo tornados.
O risco de estragos ainda maiores permanece extremamente alto em áreas que já foram atingidas por chuvas torrenciais, tais como partes de Kyushu, bem como as províncias de Gifu e de Nagano. Meteorologistas pedem que as pessoas procurem abrigo o quanto antes e tomem medidas de precaução antes do entardecer.
NHK, emissora pública do Japão