Redes sociais da Alego contam a história das mulheres que já passaram pela Casa, como Berenice Artiaga
Quem acompanha as redes sociais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai saber um pouco mais da história das mulheres que já ocuparam uma cadeira no Parlamento goiano.
A partir dessa semana, a Casa faz uma série de postagens contando a trajetória e a participação delas na vida política do estado, desde que Berenice Artiaga foi eleita em 1951, se tornando assim, a primeira deputada estadual em Goiás.
Segundo a Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) da Alego, o objetivo da campanha é encorajar as mulheres a chegarem a lugares que muitos pensam ser exclusivos para homens, e ainda, mostrar a diferença que cada uma delas trouxe para o Parlamento, destacando o trabalho realizado por cada uma delas.
Até hoje, 30 mulheres se tornaram deputadas estaduais em Goiás. Na atual legislatura, Adriana Acccorsi (PT) e Leda Borges (PSDB) são as representantes femininas na Casa.
Quem foi Berenice Artiaga
A primeira deputada estadual goiana foi eleita pelo PSD, para mandato de 1951 a 1955. Ela foi incluída na chapa do PSD, após o assassinato do seu esposo, então candidato à reeleição. Foi reeleita e cumpriu o segundo mandato na legislatura seguinte, entre 1955 e 1959. Esteve ainda na composição da Mesa Diretora, sendo primeira secretária, de 1956 a 1957 e quarta secretária, em 1958 e 1959.
Berenice faleceu no dia 8 de maio de 2012, aos 96 anos. Seu pioneirismo no Legislativo levou outra parlamentar, Dária Alves, a propor, em 1998, a comenda Berenice Artiaga. Uma homenagem feita todos os anos a mulheres de destaque na sociedade.
Você pode conferir essas histórias inspiradoras, semanalmente, no Facebook e Instagram da Alego.