Japão e Estados Unidos assinam acordo para cooperação em projeto lunar
O Ministério da Ciência do Japão e a Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos, concordaram que vão discutir planos de cooperação que poderiam resultar na visita de astronautas japoneses à lua.
Na sexta-feira, no horário do Japão, o ministro japonês da Ciência, Hagiuda Koichi, e o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, realizaram uma reunião virtual e assinaram uma declaração conjunta comprovando a intenção de discutir as contribuições do Japão ao programa Artemis, liderado pelos Estados Unidos.
A Nasa planeja utilizar a estação espacial “Gateway” para a exploração sustentável da superfície lunar. O objetivo é realizar a primeira aterrissagem humana do programa, incluindo o primeiro envio de uma mulher à lua, até 2024.
Entre os aspectos a serem discutidos por ambos os lados estão o número de tripulantes japoneses que irão para a Gateway, o envio de carga numa espaçonave japonesa e o desenvolvimento de um veículo lunar tripulado.
Segundo fontes do governo do Japão, um astronauta japonês poderá pisar na lua na segunda metade da década de 2020 e quase 2 bilhões de dólares serão necessários até o final do ano fiscal de 2026 para custear projetos em quatro áreas de desenvolvimento.(NHK, emissora pública do Japão)